A princípio, o precursor do forno de carvão ecológico tipo container surgiu na década 90 através do professor, atualmente aposentado, Oswaldo Valente da Universidade Federal de Viçosa.
Todavia, se você quiser saber mais sobre as diversas tecnologias dos fornos das fábricas de carvão ecológicas recomendamos a leitura do artigo Fábrica de Carvão Ecológico Tipo Isomóvel; além do artigo Tecnologias Alternativas de Carbonização, onde você conhecerá outros métodos e formas de se carbonizar madeira.
Recomendamos também o artigo Outros Tipos de Fábrica de Carvão Ecológico, basta seguir o link.
De antemão, no final dos anos 90 as pesquisas foram retomadas na UFV – Universidade Federal de Viçosa e rapidamente diversos projetos foram implantados no Brasil. No início dos anos 2000 surgiu a tese “Forno Container”: Desempenho, Perfil Térmico e Controle de Poluição” e inúmeras patentes de variantes do tradicional Forno Container, o que levou a algumas batalhas judiciais entre universidade, empresas e profissionais.
Assimilando
Nesse sentido, muitos empresários enxergaram a oportunidade de entregar uma nova modalidade de produção de carvão vegetal. Apenas uma fábrica de carvão ecológico que funcionava e possuía fornos container apresentava almejadas características.
Em suma, o conceito do forno container seria “lindo”, no entanto o mesmo não apresentou bons resultados em termos de viabilidade econômica. Todavia, comercialmente existem algumas unidades produtivas no Brasil, mas muitas delas fecharam por elevado custo operacional.
Como funciona uma fábrica de carvão ecológico tipo 'Forno Container'?
Primeiramente, a madeira é acondicionada em recipientes cilíndricos verticais construídos em aço carbono. Em seguida o recipiente metálico é então acondicionado dentro de um sistema de isolamento térmico (em alvenaria com tijolos cerâmicos ou uma estrutura de metal com fibra-cerâmica). Enfim, a movimentação do container metálico é feita com pontes rolantes que elevam a carga e fazem a movimentação do recipiente com madeira ou carvão de forma suspensa.
Como resultado, dentro do sistema de isolamento térmico acontece a carbonização de alta velocidade (técnica que você aprenderá nos próximos artigos) que foi aperfeiçoada na Fórmula da Carvoaria Perfeita. O carvão geralmente fica pronto após 6-12 horas de carbonização. O recipiente metálico com carvão é então retirado de dentro da cápsula de isolamento e colocado numa caixa de areia para resfriar. O processo de resfriamento do forno de carvão metálico (container) pode ser acelerado com aspersão de água nas fazes metálicas externas do container. Em síntese, o tempo de resfriamento varia de 12-24 horas, assim após o resfriamento a tampa do container é aberta e o carvão é descarregado.
Vantagens da fábrica de carvão ecológico tipo Forno Container
As vantagens dos fornos tipo container em fábrica de carvão ecológico:
- Alta velocidade de carbonização. Ciclos muito curtos de carbonização que duram de 6-12 horas em média. Com alguns fatores favorecedores é possível tempos ainda menores sem perda de rendimento;
- Alta velocidade de resfriamento. Equipamentos metálicos permitem altas taxas de resfriamento;
- Aparência fabril moderna. Visualmente é uma das unidades mais bem aceitas;
- Não contaminação do carvão com terra e outros agentes;
- Fácil integração com queimadores;
- Fácil integração com sistemas de controle.
Gargalos da fábrica de carvão ecológico tipo “Forno Container”
Os principais gargalos do forno de carvão ecológico tipo forno container podem ser assim enumerados:
- Elevado custo de manutenção; em especial das partes metálicas, inclusive um grande problema é a tampa do fundo do container;
- Elevado investimento inicial por ser construído principalmente com componentes metálicos;
- Elevado custo de energia elétrica por utilizar um grande ventilador centrífugo para acelerar a carbonização e o ciclo produtivo;
- Alta sensibilidade a umidade da madeira. O forno container tem elevada restrição a umidade da madeira.
- Limite de escala restrito. As dimensões do container ficam limitados a capacidade de carga das pontes rolantes.
Portanto, se você se interessa por este tema, lhe convido a ler outros artigos da série abaixo citados :
- Fábrica de Carvão Ecológico Tipo Isomóvel;
- Tecnologias Alternativas de Carbonização;
- Outros Tipos de Fábrica de Carvão Ecológico.
Autor
Daniel Camara Barcellos, é especialista em CARVÃO VEGETAL e vem estudando e desenvolvendo formas de AJUDAR PESSOAS E EMPRESAS, através do seu conhecimento especializado, a projetarem, operarem e melhorarem unidades de carvão vegetal.
Também, tem formação acadêmica em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, além de Especialização, Mestrado e Doutorado no tema em questão.
Outrossim, NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, em mais de uma centenas de projetos, já ajudou inúmeras empresas e pessoas no Brasil e exterior.
Em suma, a partir dos RESULTADOS COMPROVADOS, em especial de suas unidades ecológicas de produção de carvão vegetal projetadas, tem como perspectiva , mudar a péssima imagem da produção de carvão vegetal e ajudar seus clientes e parceiros a ganharem dinheiro de forma sustentável.
Fórmula da Carvoaria Perfeita
A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA é a metodologia definitiva de produzir carvão vegetal de forma ECOLÓGICA.
Assim, a Fórmula da Carvoaria Perfeita é um treinamento avançado que objetiva treinar pessoas para se tornarem “Experts” em produção de carvão ecológico e se tornarem conhecedores da sabedoria da FÓRMULA DA CARVÃO.
Ademais, este treinamento avançado é único no mundo. Logo, apenas um grupo seleto de pessoas conhecem a fórmula e usufruem do poder da sua transformação.
Enfim, A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA tem transformado vidas e negócios e tem ajudado o segmento a mudar a imagem da produção de carvão vegetal.
Acesse http://carvoariaperfeita.com e saiba mais.