Umidade da Madeira VS Manutenção de Fornos de Carvão

Umidade da Madeira VS Manutenção de Fornos de Carvão

Existem dois elementos que deterioram o equipamento rapidamente, o primeiro é o calor da fase de carbonização (aliado à própria umidade da madeira) e o segundo são as operações de carga e descarga (pancadas com máquinas). Nesse sentido, a manutenção de fornos de carvão periódica, é essencial para manter a produtividade do equipamento.

Iremos considerar a deterioração do forno em 50% pela causa do calor. Analogamente, iremos considerar que a umidade acrescenta, em tempo e calor, à deterioração do fornos em 2% a cada 1% de umidade. Se a deterioração é de 2% com um impacto efetivo no forno pela causa calor de 50%, teremos 50% x 2% = 1%. Assim, a deterioração do forno para cada 1% de umidade será também de incremento de 1% de manutenção. Nesse sentido, por uma regra simples, pode-se afirmar que o meu custo de manutenção aumenta proporcional a minha umidade da madeira na relação de 1%. Imaginando uma ação efetiva de secagem de redução de 20% na umidade base seca, haveria uma redução em 20% do custo efetivo de manutenção.¹

Destacamos que os valores do exemplo anterior são uma estimativa para fornos de base de alvenaria.¹

Fique atento
A umidade atua de forma mais agressiva em fornos metálicos, então além do maior custo do metal, tem-se ainda um maior percentual de deterioração do equipamento (acima de 1%) para tecnologias que tem o aço carbono como estrutura de contenção da carbonização da madeira dos fornos. Então, fique atento a umidade da sua matéria-prima e ao nível de manutenção que o mesmo irá gerar no seu equipamento. A manutenção de fornos  é uma variável que a maioria dos produtores de carvão vegetal se esquece e não contabiliza na amortização do seu investimento.

manutenção de fornos e água na madeira

Aprenda mais...

Todavia, sabia que a umidade pode influenciar radicalmente na massa de carvão final ?! Ficou curioso?! Então recomendamos a leitura do artigo Umidade da Madeira VS Rendimento Gravimétrico do Carvão; além do artigo Umidade da Madeira VS Ciclo de Carbonização, onde você saberá tudo sobre o tema em questão.

Enfim, recomendamos também o artigo Introdução a Resfriamento Artificial.

Então, gostou do artigo e quer saber mais sobre carvão?
Fique por dentro de novos artigos, vídeos e novidades sobre o tema carvão vegetal, deixe aqui seu e-mail e WhatsApp

Autor

De antemão, Daniel Camara Barcellos, é especialista em CARVÃO VEGETAL e vem estudando e desenvolvendo formas de AJUDAR PESSOAS E EMPRESAS; através do seu conhecimento especializado, a projetarem, operarem e melhorarem unidades de carvão vegetal.

Também, tem formação acadêmica em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, além de Especialização, Mestrado e Doutorado no tema em questão.

PARTICIPOU NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, em mais de uma centenas de projetos;  já ajudou inúmeras empresas e pessoas no Brasil e exterior.

Em suma, a partir dos RESULTADOS COMPROVADOS, em especial de suas unidades ecológicas de produção de carvão vegetal projetadas,  tem como perspectiva , mudar a péssima imagem da produção de carvão vegetal e ajudar seus clientes e parceiros a ganharem dinheiro de forma sustentável.

Fórmula da Carvoaria Perfeita

A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA  é a metodologia definitiva de produzir carvão vegetal de forma ECOLÓGICA.

Assim, a Fórmula da Carvoaria Perfeita é um treinamento avançado que objetiva treinar pessoas para se tornarem “Experts” em produção de carvão ecológico e se tornarem conhecedores da sabedoria da FÓRMULA DA CARVÃO.

Ademais, este treinamento avançado é único no mundo. Logo, apenas um grupo seleto de pessoas conhecem a fórmula e usufruem do poder da sua transformação.

Assim, A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA tem transformado vidas e negócios e tem ajudado o segmento a mudar a imagem da produção de carvão vegetal.

Então, acesse http://carvoariaperfeita.com e saiba mais.

Umidade da Madeira VS Manutenção de Fornos de Carvão