De antemão, iremos explorar agora, conceitos essenciais sobre a produção de carvão vegetal, aliados à secagem de madeira natural, então fique atento à tudo que será descrito a seguir.
Fundamentos inicias na secagem de madeira natural
Primeiramente, a secagem de madeira natural consiste em expor a madeira às condições do ambiente para que, pela ação dos ventos, umidade relativa e temperatura ambiente, seja eliminado o máximo da água existente no material, assim a secagem natural de madeira é um método dependente das condições atmosféricas.
Nesse sentido, se você quiser saber tudo sobre secagem de madeira, sem o uso de mecanismos para acelerar o processo, recomendamos a leitura do artigo Conceito de Secagem de Madeira Natural, Entenda! além do artigo Importância de Secagem de Madeira Natural onde você aprenderá mais sobre o processo em questão.
Enfim, recomendamos também o artigo As Vantagens de Secar Madeira de Forma Natural para Produção de Carvão Ecológico.
Exemplos Práticos
Todavia, para ilustrar, uma madeira pode ter sua umidade reduzida em mais de 50 pontos percentuais nas três semanas iniciais de secagem ao ar livre, reduzindo-se essa taxa nas semanas subsequentes. Então a tendência é que, com o tempo, o material atinja a umidade de equilíbrio, que é dependente da temperatura e da umidade relativa do local. Geralmente a umidade de equilíbrio da madeira com o meio ambiente varia de 12% – 18% e acontece após vários meses de secagem.
Uma madeira recém cortada pode ter apenas 40% – 50% de umidade base seca como ter de 200% – 400% de umidade em base seca, função das suas características físicas e anatômicas. O eucalipto, que é a principal madeira utilizada para produção de carvão, tem em média entre 100% – 150% de umidade base seca quando recém abatida. O pinus, que é a segunda espécie mais plantada no Brasil, tem em média entre 200% – 300% de umidade base seca quando recém abatida.
Umidade base seca e umidade base úmida
Antes de tudo, a umidade da madeira é definida como a quantidade percentual de água (em peso) em relação ao seu peso seco ou seu peso total. Se a relação percentual for o peso total de uma peça, temos um resultado que expressa a “umidade base úmida”. Se a relação percentual for entre o peso de água e o peso seco de madeira teremos um resultado que expressa a umidade base seca.
Iremos explicar num exemplo abaixo a diferença entre estas duas definições.
Exemplo de cálculo de umidade
Vamos ilustrar as diferenças entre umidade base seca e umidade base úmida com um exemplo prático. Cortamos uma peça de madeira de diâmetro de 15 cm e comprimento de 230 cm, esta possui um peso total de 135 kg. Então, após a secagem completa da peça o peso seco (absolutamente) cai para 52 kg.
Uma peça de madeira a um temperatura de 100º C demora alguns dias para secar, o tempo depende de variáveis. Enfim, a técnica utilizada é manter a temperatura e ventilação até que a peça tenha peso constante ou não perca mais água.
Calculando a umidade base úmida
Umidade base úmida = (Peso da água/Peso total)*100, sendo que o peso da água é o peso total – peso seco, logo teremos (135-52)/135)*100 = 61,14%. Quando os valores são superiores a 50%, na umidade base úmida, pode-se dizer que existe mais água do que propriamente madeira.
Calculando a umidade base úmida
Umidade base seca = (Peso de água/Peso seco)*100. Sendo que o peso da água é o peso total – peso seco, logo teremos (135-52)/52 = 159,61%.
Portanto, se você se interessa por este tema, lhe convido a ler outros artigos da série abaixo citados :
- Conceito de Secagem de Madeira Natural, Entenda!;
- Importância de Secagem de Madeira Natural;
- As Vantagens de Secar Madeira de Forma Natural para Produção de Carvão Ecológico.
Autor
De antemão, Daniel Camara Barcellos, é especialista em CARVÃO VEGETAL e vem estudando e desenvolvendo formas de AJUDAR PESSOAS E EMPRESAS, através do seu conhecimento especializado, a projetarem, operarem e melhorarem unidades de carvão vegetal.
Também, tem formação acadêmica em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, além de Especialização, Mestrado e Doutorado no tema em questão.
Outrossim, NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, em mais de uma centenas de projetos, já ajudou inúmeras empresas e pessoas no Brasil e exterior.
Em suma, a partir dos RESULTADOS COMPROVADOS, em especial de suas unidades ecológicas de produção de carvão vegetal projetadas, tem como perspectiva , mudar a péssima imagem da produção de carvão vegetal e ajudar seus clientes e parceiros a ganharem dinheiro de forma sustentável.
Fórmula da Carvoaria Perfeita
A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA é a metodologia definitiva de produzir carvão vegetal de forma ECOLÓGICA.
Assim, a Fórmula da Carvoaria Perfeita é um treinamento avançado que objetiva treinar pessoas para se tornarem “Experts” em produção de carvão ecológico e se tornarem conhecedores da sabedoria da FÓRMULA DA CARVÃO.
Ademais, este treinamento avançado é único no mundo. Logo, apenas um grupo seleto de pessoas conhecem a fórmula e usufruem do poder da sua transformação.
Enfim, A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA tem transformado vidas e negócios e tem ajudado o segmento a mudar a imagem da produção de carvão vegetal.
Então, acesse http://carvoariaperfeita.com e saiba mais.