Desde já, o carvão vegetal é um produto da carbonização da madeira; um material sólido, poroso, de fácil combustão e capaz de gerar grandes quantidades de calor. Todavia, origina-se de um longo processo natural, denominado encarbonização, porém também é produzido artificialmente, através da queima de madeira.
Nesse sentido, a encarbonização é o processo pelo qual substâncias orgânicas, principalmente vegetais, são submetidas à ação da temperatura terrestre durante cerca de 300 milhões de anos e transformam-se em carvão mineral.
Em síntese, em função da natureza desses processos, o carvão vegetal é também chamado de artificial, e o carvão mineral, de natural.
Nesse sentido, se você quiser saber os requisitos essenciais para a obtenção do melhor carvão vegetal, recomendamos a leitura do artigo A Madeira Para Produzir Carvão – Fatores de Influência; além do artigo A Densidade Básica da Madeira Para Produzir Carvão.
Enfim, recomendamos também o artigo Umidade da Madeira – Fundamentos que Influenciam a Produção de Carvão Vegetal, onde você aprenderá mais sobre a matéria prima em questão.
Definindo carbonização
Primordialmente, a carbonização é um processo conhecido há pelo menos 10.000 anos, porém evoluiu muito pouco. Seu objetivo é aumentar o teor de carbono fixo na madeira por meio de tratamento térmico. Então, para que isso aconteça, é necessário a ocorrência de vários processos, tanto físicos como químicos para que se obtenha sucesso na fabricação do carvão vegetal.
Comportamento dos três principais componentes da madeira essenciais à carbonização:
- A celulose;
- As hemiceluloses;
- A lignina.
Em suma, compreendendo o comportamento desses componentes, é possível compreender também como se realiza a carbonização.
O que se obtém na carbonização da madeira
Durante o processo de carbonização da madeira, o carvão é apenas uma fração dos produtos finais. Caso sejam utilizados sistemas apropriados para a coleta, também serão aproveitados:
- Os condensados pirolenhosos (líquido pirolenhoso);
- Alcatrão vegetal.
- Os gases não-condensáveis.
Portanto, se você se interessa por este tema, lhe convido a ler outros artigos da série abaixo citados :
- A Madeira Para Produzir Carvão – Fatores de Influência;
- A Densidade Básica da Madeira Para Produzir Carvão;
- Umidade da Madeira – Fundamentos que Influenciam a Produção de Carvão Vegetal.
Autor
Daniel Camara Barcellos, é especialista em CARVÃO VEGETAL e vem estudando e desenvolvendo formas de AJUDAR PESSOAS E EMPRESAS, através do seu conhecimento especializado, a projetarem, operarem e melhorarem unidades de carvão vegetal.
Também, tem formação acadêmica em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, além de Especialização, Mestrado e Doutorado no tema em questão.
Outrossim, NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, em mais de uma centenas de projetos, já ajudou inúmeras empresas e pessoas no Brasil e exterior.
Em suma, a partir dos RESULTADOS COMPROVADOS, em especial de suas unidades ecológicas de produção de carvão vegetal projetadas, tem como perspectiva , mudar a péssima imagem da produção de carvão vegetal e ajudar seus clientes e parceiros a ganharem dinheiro de forma sustentável.
Fórmula da Carvoaria Perfeita
A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA é a metodologia definitiva de produzir carvão vegetal de forma ECOLÓGICA.
Assim, a Fórmula da Carvoaria Perfeita é um treinamento avançado que objetiva treinar pessoas para se tornarem “Experts” em produção de carvão ecológico e se tornarem conhecedores da sabedoria da FÓRMULA DA CARVÃO.
Ademais, este treinamento avançado é único no mundo. Logo, apenas um grupo seleto de pessoas conhecem a fórmula e usufruem do poder da sua transformação.
Enfim, A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA tem transformado vidas e negócios e tem ajudado o segmento a mudar a imagem da produção de carvão vegetal.
Acesse http://carvoariaperfeita.com e saiba mais.