A Densidade Básica da Madeira Para Produzir Carvão

A Densidade Básica da Madeira Para Produzir Carvão

A princípio, a densidade da madeira é um dos índices mais importantes a ser considerado dentre as diversas propriedades físicas da madeira, pois além de afetar as demais propriedades interfere de forma significativa na qualidade de seus derivados, principalmente o carvão vegetal. Assim, a densidade da madeira, bem como suas demais propriedades, varia de uma espécie para outra, dentro da mesma espécie e na direção radial e axial de uma mesma árvore.

Aprenda mais
Todavia, as variações da densidade são resultantes das diferentes espessuras da parede celular, das dimensões das células, das inter-relações entre esses dois fatores e da quantidade de componentes extratáveis presentes por unidade de volume. Em suma, tais dados são importantes para o processo de fabricação do carvão vegetal.

Nesse sentido, se você quiser saber os requisitos essenciais para a obtenção do melhor carvão vegetal, recomendamos a leitura do artigo Guia Completo do Carvão Vegetal e da Carbonização; além do artigo Umidade da Madeira – Fundamentos que Influenciam a Produção de Carvão Vegetal.

Enfim, recomendamos também o artigo A Madeira Para Produzir Carvão – Fatores de Influência, onde você aprenderá mais sobre a matéria prima em questão.

Então, quer saber mais sobre carvão?
Fique por dentro de novos artigos, vídeos e novidades sobre o tema carvão vegetal, deixe aqui seu e-mail e WhatsApp

Outros fatores que devem ser considerados para produção de carvão vegetal

Primordialmente, a densidade, porém não deve ser considerada como um índice isolado de qualidade da madeira. A composição química e as características anatômicas são fatores que devem ser também considerados. Todavia, na produção de carvão vegetal, a densidade deve ser encarada sob vários aspectos, sendo que várias considerações podem ser feitas em torno dela.

Nesse sentido, a densidade da madeira afeta a capacidade de produção de carvoaria, porque para um determinado volume de forno a utilização de madeira mais densa resulta em maior produção em peso. Além disso, madeira mais densa produz carvão com densidade mais elevada, com vantagens para alguns de seus usos.

Contudo, algumas correlações entre a densidade de madeira e outros parâmetros anatômicos e químicos para produção de carvão são importantes e serão destacados a seguir:

  • À medida que se aumentam os teores de lignina e de extrativos aumenta-se proporcionalmente a densidade;
  • Madeiras mais porosas produzem carvão de maior porosidade, contudo madeiras mais densas produzem carvão mais denso.

Enfim, estas correlações são importantes, pois ajudam a selecionar a madeira e tomar os devidos cuidados no manejo da madeira a ser utilizada para produzir carvão e como fazer carvão vegetal.

A densidade básica da madeira influenciando a produção de carvão vegetal

densidade da madeira

Assim, podemos conceituar a densidade como quantidade de massa, expressa em peso, contida na unidade de volume. Em suma, se tratando de madeira, a densidade pode ser:

  • Absoluta, expressa em g/cm3 ou Kg/m3;
  • Relativa, quando comparada com a densidade absoluta da água destilada, isenta de ar, à temperatura de 3,98oC, com densidade de 1,0 g/cm3;

QUADRO 1- Classificação da densidade da madeira de acordo com o FOREST PRODUCTS LABORATORY (1974).

Intervalos de densidade (g/cm3) Tipo de madeira
– a 0,20 extremamente leve
0,20 a 0,25 excessivamente leve
0,25 a 0,30 muito leve
0,30 a 0,36 leve
0,36 a 0,42 moderadamente leve
0,42 a 0,50 moderadamente pesada
0,50 a 0,60 pesada
0,60 a 0,72 muito pesada
0,72 a 0,86 excessivamente pesada
0,86 em diante extremamente pesada

Em síntese, a madeira é um material poroso e o valor numérico da densidade depende da inclusão ou não do volume de poros. Se a determinação do volume incluir o volume dos poros, obter-se-á, a densidade aparente. Analogamente, se a determinação do volume não incluir o volume dos poros, obtêm-se a densidade real ou verdadeira, o que corresponde à densidade da parede celular, cujo valor é igual a 1,53 g/cm3, independente da espécie.

Portanto, se você se interessa por este tema, lhe convido a ler outros artigos da série abaixo citados:

Então, quer saber mais sobre carvão?
Fique por dentro de novos artigos, vídeos e novidades sobre o tema carvão vegetal, deixe aqui seu e-mail e WhatsApp

Autor

De antemão, Daniel Camara Barcellos, é especialista em CARVÃO VEGETAL e vem estudando e desenvolvendo formas de AJUDAR PESSOAS E EMPRESAS,  através do seu conhecimento especializado, a projetarem, operarem e melhorarem unidades de carvão vegetal.

Também, tem formação acadêmica em Engenharia  Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, além de Especialização, Mestrado e Doutorado no tema em questão.

Outrossim, NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, em mais de uma centenas de projetos,  já ajudou inúmeras empresas e pessoas no Brasil e exterior.

Em suma, a partir dos RESULTADOS COMPROVADOS, em especial de suas unidades ecológicas de produção de carvão vegetal projetadas,  tem como perspectiva , mudar a péssima imagem da produção de carvão vegetal e ajudar seus clientes e parceiros a ganharem dinheiro de forma sustentável.

Fórmula da Carvoaria Perfeita

A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA  é a metodologia definitiva de produzir carvão vegetal de forma ECOLÓGICA.

Assim, a Fórmula da Carvoaria Perfeita é um treinamento avançado que objetiva treinar pessoas para se tornarem “Experts” em produção de carvão ecológico e se tornarem conhecedores da sabedoria da FÓRMULA DA CARVÃO.

Ademais, este treinamento avançado é único no mundo. Logo, apenas um grupo seleto de pessoas conhecem a fórmula e usufruem do poder da sua transformação.

Enfim, A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA tem transformado vidas e negócios e tem ajudado o segmento a mudar a imagem da produção de carvão vegetal.

Então, acesse http://carvoariaperfeita.com e saiba mais.

A Densidade Básica da Madeira Para Produzir Carvão

Deixe um comentário