O Efeito da Temperatura Ambiente na Secagem de Madeira

temperatura e secagem da madeira

Desde já, a quantidade de energia solar que chega a superfície terrestre é em média de 290 Kcal/m2/dia, (1/4 da constante solar). Nesse sentido, quando a insolação é indireta a quantidade de energia que chega ao solo é de 30-60% deste valor ou algo entre 86-174 Kcal/m2/dia. Assim, estes seriam valores a serem usados sob sombra ou nebulosidade. Todavia, é interessante buscar num atlas solarimétrico os valores da média solarimétrica do seu local de exploração florestal; tais dados são essenciais para a secagem ótima da madeira. Assim, abaixo apresentamos dois exemplos de média solarimétrica anual.

  • Petrolina no Pernambuco tem uma insolação anual média de 19,7MJ ( 4800 Kcal/m2/dia)
  • Porto Alegre no Rio Grande Sul tem uma insolação média de 15,00 MJ (3585 Kcal/m2/dia).

Em síntese, o albedo médio é capacidade média de absorção da madeira, vai variar em função da cor da superfície da própria madeira. Como exemplo, um corpo de cor preta terá absorção entre 85% – 95%, enquanto que um corpo de cor branca (como a neve) terá absorção de 5% – 10%.

Exemplificando…

Em suma, madeira de cor mais clara absorve menos energia do sol, enquanto que madeira de cor escura absorve mais energia do sol. Então, considerando que grande parte da madeira para carvão é produzida em regiões de caatinga, iremos usar valores de albedo comuns a este bioma.

Enfim, uma floresta quando cortada rapidamente perde a cor verde e ao secar adquire visual parecido ao da caatinga de cor “palha” ou seca. O albedo de uma caatinga (cor palha) absorve entre 10% – 15% da energia de insolação diária. Assim, a titulo de ilustração, um pasto de cor verde intensa, absorve algo em torno de 20% – 30% da radiação solar. Nesse sentido, caso se formem pilhas de madeira é de se esperar uma absorção difusa nas peças que ficam sombreadas. Os valores indiretos devem ficar abaixo de 30% da absorção do albedo.

temperatura elevada acelera a secagem de madeira

Aprenda mais...

Todavia, sabia que algumas espécies possuem problemas sérios de secagem.?! Ficou curioso?! Então recomendamos a leitura do artigo O problema das Gimnospermas na Secagem, além do artigo Secagem Com Casca e Sem Casca na Madeira onde você saberá mais sobre os mecanismos que dificultam a secagem.

Enfim, recomendamos também o artigo Resinas e a Influência na Secagem da Madeira.

Então, gostou do artigo sobre<strong> O Efeito da Temperatura Ambiente na Secagem de Madeira </strong>e quer saber mais sobre carvão?
Fique por dentro de novos artigos, vídeos e novidades sobre o tema carvão vegetal, deixe aqui seu e-mail e WhatsApp

Exercício de secagem de madeira ao ar livre

exercicio de secagem de madeira natural

Desde já, realizaremos agora um exercício prático de secagem de madeira ao ar livre, onde calcularemos o tempo de secagem em um local com condições ideais e com algumas características específicas da madeira.

Assim, considere agora as seguintes informações para seu estudo:

  • Tora de 3 m de comprimento;
  • Diâmetro de 0,16 m (0,50 m perímetro);
  • Área superficial (1,50 m2);
  • Volume: 0,06 m3;
  • Densidade: 500 kg/m3;
  • Madeira em peso: 30 Kg;
  • Percentual de água (Base seca): 120%;
  • Quantidade de água: 36 Kg;
  • Absorção de 12% (função do albedo);
  • Superfície exposta 40% (0,60 m2);
  • Secar de verde (120%) até UHE (16%);
  • Local: Rio grande do sul (4.800 Kcal/dia).

Resolução do exercício de secagem de madeira ao ar livre

Passo 1 – Calcular a energia para eliminar a água até o ponto de saturação das fibras

Quantidade de energia para secar de 120% até 30% (Q1)

Q1 = 27 litros de água x 529 Kcal = 14283 Kcal

ATENÇÃO: A constante para remover a ÁGUA LIVRE é 529 Kcal/litro.

Passo 2 – Calcular a energia para eliminar a água até o ponto de U.E (Umidade de Equilíbrio)

Passo 2 Quantidade de energia para secar de 30% até 16% (UEH) (Q2)

Q2 = 4,2 litros de água x 869 = 3650 Kcal

Quantidade de Energia QT = Q1+Q2 = = 14.283+3.650 = 17.933 Kcal

ATENÇÃO: A constante para remover a água adsorvida é 869 Kcal/litro.

Passo 03 – Calcular a energia absorvida/dia na madeira na região.

QA = (4800 Kcal/m2/dia) x (1,5 m2 de superfície da tora) x (12% de energia solar absorvida pela tora) x (40% de superfície da tora exposta diretamente ao sol) X (33% de eficiência de secagem influenciada por todos os outros fatores)

Q A = 114 Kcal/dia

Passo 04 – Calcular quantos dias são necessários para secar a tora de madeira

Calcular os dias de sol necessário para secar a tora na U.E. (dias de exposição)

DE  = QT/QA = 17.933/114 =  157 dias.

Enfim, se tudo correr bem e as condições forem favoráveis, será necessário 05 meses para esta madeira possa chegar na sua umidade de equilíbrio. Mas sabemos que na vida prática nem sempre as condições acima acontecem, temos efeito de microclima, de época do ano, de chuvas, dentre muitos outros.

Aprenda mais…

Portanto, se você se interessa por este tema, lhe convido a ler outros artigos da série abaixo citados :

Então, gostou do artigo sobre<strong> O Efeito da Temperatura Ambiente na Secagem de Madeira </strong>e quer saber mais sobre carvão?
Fique por dentro de novos artigos, vídeos e novidades sobre o tema carvão vegetal, deixe aqui seu e-mail e WhatsApp

Autor

De antemão, Daniel Camara Barcellos, é especialista em CARVÃO VEGETAL e vem estudando e desenvolvendo formas de AJUDAR PESSOAS E EMPRESAS,  através do seu conhecimento especializado, a projetarem, operarem e melhorarem unidades de carvão vegetal.

Também, tem formação acadêmica em Engenharia  Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, além de Especialização, Mestrado e Doutorado no tema em questão.

Outrossim, NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, em mais de uma centenas de projetos,  já ajudou inúmeras empresas e pessoas no Brasil e exterior.

Em suma, a partir dos RESULTADOS COMPROVADOS, em especial de suas unidades ecológicas de produção de carvão vegetal projetadas,  tem como perspectiva , mudar a péssima imagem da produção de carvão vegetal e ajudar seus clientes e parceiros a ganharem dinheiro de forma sustentável.

Fórmula da Carvoaria Perfeita

A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA  é a metodologia definitiva de produzir carvão vegetal de forma ECOLÓGICA.

Assim, a Fórmula da Carvoaria Perfeita é um treinamento avançado que objetiva treinar pessoas para se tornarem “Experts” em produção de carvão ecológico e se tornarem conhecedores da sabedoria da FÓRMULA DA CARVÃO.

Ademais, este treinamento avançado é único no mundo. Logo, apenas um grupo seleto de pessoas conhecem a fórmula e usufruem do poder da sua transformação.

Enfim, A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA tem transformado vidas e negócios e tem ajudado o segmento a mudar a imagem da produção de carvão vegetal.

Então, acesse http://carvoariaperfeita.com e saiba mais.

O Efeito da Temperatura Ambiente na Secagem de Madeira