O forno de carvão de terra é a tecnologia de carvão mais rudimentar que se conhece.
Entretanto, antes de descobrir como fazer carvão, o homem descobriu como fazer o fogo. Segundo os historiadores, isso aconteceu na Era do Paleolítico, entre um e dois milhões de anos atrás.
Após a descoberta do fogo, a relação do homem com o fogo passou por três estágios distintos:
- A produção, pelo homem, do fogo;
- A manutenção mediante o uso de fogueiras;
- A utilização de resinas, para que este não apagasse tão facilmente quando as tochas acesas eram carregadas.
Sem dúvida, essas fases surgiram a mais 800.000 anos, e de forma indireta o carvão, como um subproduto, surgiu também.
Porém, segundo alguns historiadores o processo de produção de carvão vegetal, em sua forma mais refinada, surgiu a cerca de 10.000 anos atrás. Considerando o momento da descoberta e do domínio do fogo pelo homem, conhecer e dominar o processo de fazer carvão vegetal é muito recente.
Ademais, os índios aprenderam com seus antepassados a fazer carvão vegetal abrindo um buraco no chão, dando origem ao famoso forno de carvão de terra. Até hoje, em locais menos desenvolvidos, faz-se uso desta primitiva forma de se produzir carvão vegetal.
Em algumas regiões do Brasil e alguns países menos desenvolvidos (como no continente africano) ainda utiliza-se deste forno de carbonização de madeira.
Aprenda mais sobre fornos de carvão
Acrescente-se que, este forno funciona com um investimento financeiro muito baixo, o menor das tecnologias de produção de carvão vegetal até então conhecidas.
Ademais, se você quiser conhecer outros tipos de fornos de carvão recomendamos a leitura do artigo “Os tipos de fornos de carvão”.
Por isso, se quiser saber mais sobre as vantagens do uso deste equipamento, clique no link para ler o artigo As 06 Vantagens dos Fornos de Carvão de Alvenaria“.
No entanto, os fornos de alvenaria também possuem algumas desvantagens, para isso sugiro que você leia o artigo “As 06 Desvantagens dos Fornos de Carvão de Alvenaria” e conheça as limitações do uso deste material em fornos de carvão vegetal.
O Forno de carvão de terra: O mais antigo forno confeccionado
O forno de carvão de terra é o sistema mais rudimentar de produção de carvão existente. Consiste em abrir uma vala no chão, colocar a madeira, tampar e atear fogo. Simples assim!
Entretanto, por trás dessa simplicidade há técnicas bem específicas para se converter a madeira em carvão vegetal, assim vamos apresentar um passo a passo de como isso é realizado.
Mas como é produzido o carvão vegetal no forno de carvão de terra?
Num forno de carvão de terra verifica-se o sentido predominante do vento e abre-se uma vala no solo na direção do vento. Por exemplo, se o vento predominante está no sentido Leste-Oeste, a vala e/ou orientação da madeira tende a ser colocada também no sentido Leste-Oeste.
Em média a vala do forno de carvão de terra tem entre 20-50 cm de profundidade. No entanto, valores maiores podem ser realizados dentro dos conhecimentos práticos dos carbonizadores.
Geralmente, no fundo da vala e nas suas laterais colocam-se folhas verdes (de grandes dimensões, como as de uma bananeira) forrando-se a vala em sua superfície de contato com a madeira. Em seguida, coloca-se madeira, enchendo a vala e elevando-a alguns centímetros sobre o nível do solo. A madeira é então coberta com as folhas verdes, forrando-se toda a carga. Por fim, coloca-se agora a terra sobre as folhas verdes, formando um monte onde inicialmente era a vala, porém agora “carregada com madeira”.
Como é produzido carvão vegetal no forno de terra
- Uma abertura, é a entrada do ar que controla a carbonização (na extremidade de entrada do vento);
- Uma segunda abertura é a saída da fumaça na extremidade oposta do forno de carvão (na extremidade de saída do vento).
O carbonizador vai controlando o ar que entra e a fumaça que sai do forno de terra. Em um processo que mais é uma arte que ciência o carvão vai sendo produzido verificando-se cor de fumaça e acomodação da terra.
A carbonização do forno de carvão de terra acontece por 2-3 dias e o resfriamento por um período relativamente igual.
A descarga do carvão é realizada manualmente separando a terra das peças de carvão vegetal, sendo esta a parte mais complicada do processo.
De forma literal o produtor de carvão entra no meio da terra e vai catando um a um os pedaços de carvão enquanto o mesmo. Imagine que os pedaços de carvão estarão sujos de terra
Vantagens do forno de carvão de terra
Entretanto, o forno de carvão de terra apresenta algumas vantagens que são:
- O carvão pode ser produzido no local onde é colhido;
- O investimento para se produzir carvão é mínimo;
- Não necessita de projeto nem de materiais externos.
A grande vantagem do forno de carvão de terra é que o custo é praticamente nulo, em termos de materiais, há somente o custo da construção do forno com folhas e terra a cada nova batelada.
Desvantagens do forno de carvão de terra
No entanto o forno de carvão de terra apresenta algumas desvantagens:
- Baixo rendimento gravimétrico ;
- Ausência completa de mecanização;
- Contaminação do carvão com terra;
- Treinamento complexo, praticamente inexsitente.
Enfim, recomendamos que você conheça a Técnica Ótima de Carbonização da Fórmula da Carvoaria Perfeita.
Portanto, se você se interessa por este tema, lhe convido a ler outros artigos da série abaixo citados :
- Tipos de Fornos de Carvão Vegetal
- As 06 Vantagens do Fornos de Carvão de Alvenaria
- As 06 Desvantagens dos Fornos de Carvão de Alvenaria
Autor
Daniel Camara Barcellos, é especialista em CARVÃO VEGETAL e vem estudando e desenvolvendo formas de AJUDAR PESSOAS E EMPRESAS, através do seu conhecimento especializado, a projetarem, operarem e melhorarem unidades de carvão vegetal.
Também, tem formação acadêmica em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, além de Especialização, Mestrado e Doutorado no tema em questão.
Outrossim, NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, em mais de uma centenas de projetos, já ajudou inúmeras empresas e pessoas no Brasil e exterior.
Enfim, a partir dos RESULTADOS COMPROVADOS, em especial de suas unidades ecológicas de produção de carvão vegetal projetadas, tem como perspectiva , mudar a péssima imagem da produção de carvão vegetal e ajudar seus clientes e parceiros a ganharem dinheiro de forma sustentável.
Fórmula da Carvoaria Perfeita
A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA é a metodologia definitiva de produzir carvão vegetal de forma ECOLÓGICA.
Assim, a Fórmula da Carvoaria Perfeita é um treinamento avançado que objetiva treinar pessoas para se tornarem “Experts” em produção de carvão ecológico e se tornarem conhecedores da sabedoria da FÓRMULA DA CARVÃO.
Ademais, este treinamento avançado é único no mundo. Logo, apenas um grupo seleto de pessoas conhecem a fórmula e usufruem do poder da sua transformação.
Enfim, A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA tem transformado vidas e negócios e tem ajudado o segmento a mudar a imagem da produção de carvão vegetal.
Acesse http://carvoariaperfeita.com e saiba mais.