A presença da casca retarda a secagem das toras. Nesse sentido, a dificuldade da secagem com a presença de casca se deve principalmente ao impedimento físico que a casca oferece e a redução da área superficial. A casca quando aderida ao lenho, afeta a saída de água e consequentemente, a secagem de madeira ao ar livre.
Considerando um tempo constante de secagem, em processos mecanizados entre 180 e 200 dias, espera-se para eucalipto:
- Umidade média final de 10-15 pontos percentuais acima para madeira com casca. Isso significa, em termos relativos, uma quantidade de água de 20% – 50% superior na madeira com casca, considerando um mesmo tempo de secagem;
- A casca da espécie pinus é muito espessa, assim para secagem de madeira e produção de carvão ecológico é um grande dificultador;
- Na maioria dos estudos científicos existe grande variação de resultados, motivado por inúmeras outras variáveis; no entanto percebe-se uma tendência média geral para os valores supracitados;
- Uma opção para otimizar a secagem seria descascar a madeira, no entanto nem sempre este custo cobre o capital imobilizado e a perda de produtividade e rendimento em carvão vegetal;
- É importante destacar que a presença de casca tende a ter maior influência na perda de água pela madeira, nas primeiras semanas de secagem;
- A diferença no teor de umidade (entre madeira com casca e sem casca) torna-se menos acentuada, transcorrido maior tempo de secagem, quando a umidade das toras aproxima-se de 30% (base seca).
Aprenda mais...
Todavia, sabia que algumas espécies que possuem certos extrativos podem ter problemas sérios de secagem.?! Ficou curioso?! Então recomendamos a leitura do artigo Resinas e a Influencia na Secagem da Madeira, além do artigo O problema das Gminospermas na Secagem onde você saberá mais sobre os mecanismos que dificultam a secagem.
Enfim, recomendamos também o artigo O Efeito da Temperatura Ambiente na Secagem de Madeira.
Autor
De antemão, Daniel Camara Barcellos, é especialista em CARVÃO VEGETAL e vem estudando e desenvolvendo formas de AJUDAR PESSOAS E EMPRESAS, através do seu conhecimento especializado, a projetarem, operarem e melhorarem unidades de carvão vegetal.
Também, tem formação acadêmica em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, além de Especialização, Mestrado e Doutorado no tema em questão.
Outrossim, NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, em mais de uma centenas de projetos, já ajudou inúmeras empresas e pessoas no Brasil e exterior.
Em suma, a partir dos RESULTADOS COMPROVADOS, em especial de suas unidades ecológicas de produção de carvão vegetal projetadas, tem como perspectiva , mudar a péssima imagem da produção de carvão vegetal e ajudar seus clientes e parceiros a ganharem dinheiro de forma sustentável.
Fórmula da Carvoaria Perfeita
A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA é a metodologia definitiva de produzir carvão vegetal de forma ECOLÓGICA.
Assim, a Fórmula da Carvoaria Perfeita é um treinamento avançado que objetiva treinar pessoas para se tornarem “Experts” em produção de carvão ecológico e se tornarem conhecedores da sabedoria da FÓRMULA DA CARVÃO.
Ademais, este treinamento avançado é único no mundo. Logo, apenas um grupo seleto de pessoas conhecem a fórmula e usufruem do poder da sua transformação.
Enfim, A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA tem transformado vidas e negócios e tem ajudado o segmento a mudar a imagem da produção de carvão vegetal.
Então, acesse http://carvoariaperfeita.com e saiba mais.