Primordialmente, o forno de carvão tipo encosta é uma adaptação do forno rabo quente, sendo que é muito utilizado em regiões montanhosas. Todavia, o que caracteriza um forno de carvão tipo encosta é o aproveitamento do desnível natural do terreno. Durante a construção, corta-se o barranco em formato circular (sendo estas as paredes do forno), em seguida a cúpula é apoiada nas bordas do barranco.
Há muitas similaridades entre o forno de carvão de encosta e o forno de carvão tipo rabo quente, no entanto o mesmo possui menos orifícios laterais, o que pode alterar um pouco o controle das etapas de carbonização. O processo de resfriamento também é alterado, uma vez que a superfície específica para o barrelamento é menor, assim neste forno, o carvão tenderia a demorar um pouco mais para resfriar.
Aprenda mais sobre fornos de carvão
Acrescente-se que, este forno funciona com um investimento relativamente baixo, dada sua baixa complexidade e elementos construtivos acessíveis.
Ademais, se você quiser conhecer outros tipos de fornos recomendamos a leitura do artigo Forno de Carvão de Superfície Sem Câmara, a uma evolução do forno de carvão tipo rabo quente.
Sabia que alguns fornos possuem uma câmara externa para conduzir o processo de carbonização?! Todavia, você pode aprender mais no artigo Forno de Carvão Circular (Superfície Com câmara).
No entanto, há ainda o forno de carvão rabo quente, a tecnologia mais tradicional no Brasil; descubra mais no artigo Forno de Carvão Rabo Quente, Tudo O Que Você Precisa Saber!.
Como é produzido carvão vegetal no forno de carvão tipo encosta
A operação do forno de carvão tipo encosta é um pouco diferente do forno de carvão tipo rabo quente. Através da porta do forno de carvão, o carbonizador deve realizar a ignição. O controle da carbonização será feito com base na quantidade e cor das fumaças que saem pelas chaminés. O forno de carvão tipo encosta pode possuir de 1-5 chaminés, porém nem sempre a frente de carbonização se desenvolve de maneira uniforme.
De acordo com o a dinâmica e organicidade do processo de carbonização, fecham-se as chaminés. A medida que a cor da fumaça se torna azulada em cada chaminé, fecham-se os orifícios próximos a cor da fumaça azulada.
Os procedimentos de resfriamento do carvão e descarga são similares ao do forno de carvão tipo rabo quente.
Portanto, se você se interessa por este tema, lhe convido a ler outros artigos da série abaixo citados :
- 1 – Forno de Carvão de Superfície Sem Câmara
- 2 – Forno de Carvão Circular (Superfície Com câmara)
- 3 – Forno de Carvão Rabo Quente, Tudo O Que Você Precisa Saber!
Autor
Daniel Camara Barcellos, é especialista em CARVÃO VEGETAL e vem estudando e desenvolvendo formas de AJUDAR PESSOAS E EMPRESAS, através do seu conhecimento especializado, a projetarem, operarem e melhorarem unidades de carvão vegetal.
Também, tem formação acadêmica em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, além de Especialização, Mestrado e Doutorado no tema em questão.
Outrossim, NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, em mais de uma centenas de projetos, já ajudou inúmeras empresas e pessoas no Brasil e exterior.
Enfim, a partir dos RESULTADOS COMPROVADOS, em especial de suas unidades ecológicas de produção de carvão vegetal projetadas, tem como perspectiva , mudar a péssima imagem da produção de carvão vegetal e ajudar seus clientes e parceiros a ganharem dinheiro de forma sustentável.
Fórmula da Carvoaria Perfeita
A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA é a metodologia definitiva de produzir carvão vegetal de forma ECOLÓGICA.
Assim, a Fórmula da Carvoaria Perfeita é um treinamento avançado que objetiva treinar pessoas para se tornarem “Experts” em produção de carvão ecológico e se tornarem conhecedores da sabedoria da FÓRMULA DA CARVÃO.
Ademais, este treinamento avançado é único no mundo. Logo, apenas um grupo seleto de pessoas conhecem a fórmula e usufruem do poder da sua transformação.
Enfim, A FÓRMULA DA CARVOARIA PERFEITA tem transformado vidas e negócios e tem ajudado o segmento a mudar a imagem da produção de carvão vegetal.
Acesse http://carvoariaperfeita.com e saiba mais.